segunda-feira, 20 de junho de 2011

SEMINÁRIO DE POLÍTICA DE EXPANSÃO EM ITAPETINGA

 Professor Joilson Cruz fazendo seu pronunciamento inicial.

O seminário realizado na sexta-feira (03/06), na Câmara de Vereadores do município de Itapetinga, contou com a presença da direção sindical do SINASEFE (seção Bahia), reitores, pró-reitores, diretores, docentes e técnicos administrativos do IFBAIANO de Itapetinga, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença, além de contar com a participação dos alunos do campus de Itapetinga.
O Diretor José Assunção – IFBAIANO de Itapetinga – iniciou o pronunciamento ao mencionar que o Governo pretende alcançar o número de 600 campis até 2014. Mas, para que isso ocorra, será necessário contratar mais professores através de concursos sem perder a essência do ensino tecnológico. “Não podemos perder a essência do ensino tecnológico. Nos perguntam se o instituto virou faculdade, mas o nosso foco é o ensino técnico de nível médio”, enfatiza José.
Em seguida, o professor Joilson Cruz pontua que a expansão trás problemas como o contingenciamento da carreira docente, sem a indicação do reajuste. “O governo não quer negociar o aumento salarial, mas sim lançar uma proposta de dez anos sem aumento salarial e uma reposição de inflação, que segundo eles é de 6%”, cita Joilson.
Participantes atentos a os assuntos abordados no Seminário.

A pró-reitora Rosângela Sales demonstrou suas ações e pretensões para o presente ano, deixando claro que os aspectos apresentados no evento são de extrema importância para o crescimento institucional, além de decorrer pela capacitação pessoal quando apresentou a viabilização de MINTER e DINTER para os servidores do IFBAIANO.
O reitor Sebastião Edson foi bastante incisivo em suas pontuações ao solicitar auxilio na resolução de algumas situações, como a legalização dos campis das antigas EMARC e se demonstrou um gestor participativo.
 PARALISAÇÃO
O professor Guto – IFBAIANO de Teixeira de Freitas – anunciou que a paralisação fortalece a luta e que é importante explicar aos seus alunos a finalidade da paralisação.
30 HORAS
Em relação à carga horária de 30 horas, Joilson Cruz enfatiza que o direito a carga horária de 30 horas deve ser extensivo a todos os servidores do quadro técnico administrativo, desde que a instituição não fique descoberta.
PONTO ELETRÔNICO
O Diretor Euro Oliveira – IFBAIANO DE Uruçuca – relata que é contra o ponto eletrônico. “Não estamos na fábrica. Professores que se deslocam de uma cidade para outra a fim dar aula serão controlados como? O ponto mais forte é o compromisso e ele combate o ponto eletrônico. O ponto só tende a atrapalhar e ao invés de gerar satisfação vai gerar preocupação e aborrecimento”, argumenta Euro.
O coordenador Joilson finaliza o evento agradecendo a presença de todos e informando que o SINASEFE procura se diferenciar no fazer sindical ao ver o gestor não como inimigo, mas como um servidor que atualmente ocupa a função de gestor.
O Seminário de Políticas de Expansão foi um evento de extrema importância para tirar dúvidas referentes às ações da reitoria. Os reitores e diretores gerais de cada campus demonstraram-se seguros em suas posições, em contrapartida os representantes da DGP deixaram a desejar em seu discurso.

 Diretor do IFBAIANO de Itapetinga , José Assunçã Silveira Júnior.

 Reitor do IFBAIANO, Sebastião Edson Moura.

Pronunciamento do coordenador Pedro Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário